MOÇAMBIQUE E ZÂMBI ASSINAM ACORDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE FRONTEIRA DE PARAGEM ÚNICA

Os Governos da República de Moçambique e da República da Zâmbia assinaram hoje, 23 de Outubro, em Lusaka, um acordo para a implementação da Fronteira de Paragem Única (FPU) entre Cassacatiza, do lado moçambicano, e Chanida, na Zâmbia, criando assim um marco significativo no fortalecimento das relações bilaterais e na promoção da facilitação do comércio e da conectividade regional.
A introdução da Fronteira de Paragem Única visa simplificar e acelerar os procedimentos fronteiriços, através da redução do tempo e dos custos de trânsito de mercadorias e pessoas, bem como criar condições mais favoráveis para o comércio transfronteiriço. Esta iniciativa insere-se no esforço conjunto dos dois países para tornar os corredores de transporte mais eficientes e competitivos.
Para além deste projecto, Moçambique e Zâmbia comprometeram-se, também, a trabalhar, de forma coordenada, no desenvolvimento e melhoria dos fluxos logísticos dos Corredores da Beira e de Nacala, dois eixos estratégicos para a integração económica da região.
O reforço destas infraestruturas e serviços logísticos permitirá aproximar ainda mais o empresariado zambiano dos portos moçambicanos, o que vai potencializar as exportações e importações através de rotas mais curtas, seguras e económicas.
Este acordo, assinado pelo ministro de Transporte e Logística, João Jorge Matlombe e das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Mulambo Haimbe, reafirma a importância estratégica de Moçambique como plataforma logística regional e representa mais um passo concreto no aprofundamento da cooperação económica e comercial entre os dois países irmãos.
