Skip to searchSkip to main content

PROJECTO MOVE MAPUTO

É uma iniciativa do governo de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial, para melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade na Área Metropolitana de Maputo, que inclui as cidades de Maputo e Matola e os distritos de Boane e Marracuene. O seu objetivo principal é substituir o congestionado e ineficiente sistema de transporte atual por uma solução mais moderna, rápida, segura e sustentável.

Justificação do Projecto
    • Infra-estruturas rodoviárias degradadas e veículos degradados, sem condições para acesso seguro a pessoas com deficiência física e a crianças.
    • Crescimento urbano com preferência de uso de viatura particular, e oferta insuficiente de serviços de transporte público.
    • Acesso inadequado de e para as áreas residenciais e periféricas, agravados por eventos climatéricos imprevistos.
    • Falta de passeios e ciclovias, que podem acomodar peões e ciclistas com segurança, especialmente na última milha para aceder bairros de baixa renda.
    • As soluções, frequência e qualidade dos transportes públicos não satisfazem as necessidades da população de baixa renda, sendo limitado o acesso ao transporte público organizado pelas famílias mais pobres, mulheres e outros grupos vulneráveis.
    • Domínio de minibuses privados informais, localmente conhecidos como chapas, com condições de trabalho precárias para os próprios condutores, cobradores e outros trabalhadores, que não permitem a exigência de elevados padrões de qualidade na prestação do serviço.
    • Capital humano limitado no transporte urbano, nos sectores publico e privado, e uma coordenação interinstitucional e regulatória difícil e complexa.
  • Objectivo Estratégico
    Melhorar a mobilidade e acessibilidade ao longo de corredores selecionados na Área metropolitana de Maputo…
    Reduzindo as desigualdades e promover a inclusão social;
    Promovendo o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais;
    Proporcionando melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade;
    Promovendo o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconómicos;
    Consolidando a gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana;
    Profissionalizando as operações e formando técnicos;
    Promoção da mulher e jovens na liderança

    Importância

    Mantidas as actuais tendências de posse e uso de solo versus uso intensivo do Transporte Individual Motorizado (TIM), a área metropolitana de Maputo sofrerá perda significativa de:
    Desempenho económico
    Atractividade turística
    Património ambiental e arquitectónico
    Qualidade de vida
    Harmonia social

    Beneficiários
    • Moradores e trabalhadores ao longo da área de influência dos corredores de transporte público seleccionados. O número estimado de beneficiários directos é estimado em 124.000 passageiros por dia do BRT e 95.000 cidadãos residentes nas áreas de melhorias viárias integradas nos bairros;
    • Mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas com deficiência e estudantes;
    • Sector privado por via das melhorias no acesso aos actuais centros de negócios e empreendimentos
    • A Agência Metropolitana de Transportes e os municípios, pois irá melhorar a gestão, planeamento e implementação de serviços de transporte urbano modernizados, conhecimentos e competências adquiridos nos marcos regulatórios e institucionais, serviços de digitalização, financiamento urbano, inclusão universal e abordagens de mitigação e adaptação em infra-estrutura urbana e de transporte.
    • A nível operacional, as cooperativas e os operadores de chapa beneficiarão de uma melhor regulamentações e treino, com contractos fortalecidos e formalização dos chapas.
    Componente 1
    Componente 2
    Componente 3
    Componente 1

    Desafio: Capital humano limitado no transporte urbano, nos sectores publico e privado, e uma coordenação interinstitucional e regulatória difícil

    Solução: Fortalecimento Institucional e Regulatório do Transporte Urbano e Profissionalização da Indústria do Transporte Público

    Estratégias:

    • Reforço do quadro regulamentar dos transportes públicos
    • Reforço do quadro institucional para a mobilidade urbana na AMM
    • Construção de capital humano nos transportes urbanos no governo e na juventude Mecanismos de apoio à participação dos cidadãos
    • Programa de profissionalização dos operadores de transporte público formais e informais existentes ao longo do corredor do projeto
    Componente 2

    Desafio: Baixos níveis de bom desempenho no serviço de transporte de massas, e problemas com gestão de transito, parqueamentos, NMT, agravados por eventos climatéricos


    Solução: Melhorias abrangentes no Transporte Público, através da construção de um sistema BRT – Transporte com Autocarros Rápidos


    Estratégias:

    • Infraestrutura de BRT, 22 km de faixas segregadas de BRT, repavimentação, 10 terminais BRT, instalações intermodais, estradas alimentadoras e entroncamentos, NMT e acesso de pedestres ao BRT, gestão de estacionamento, requalificação de tráfego, cabeamento de potência e fibra ótica, etc.
    • Material circulante BRT, Autocarros de 120 x 80 m, elétricos (exigência do Governo), equipamentos ITS (localização, priorização em cruzamentos, radiocomunicações, sistema de visualização interna de informação ao passageiro, sistema interno de comunicação de voz ao passageiro, CCTV, ...), manutenção, gestão de contratos, etc.
    • Sistemas digitais BRT, centro de controle para BRT, preparado para futura integração de monitoramento de tráfego AMM, vigilância e rastreamento de ônibus, sinais luminosos, radares de velocidade, condições ambientais, câmeras de segurança e bilhetagem eletrônica (FAMBA).
    • Serviços BRT, incluindo DEPOT, manutenção e assistência técnica, silo de estacionamento, serviços de motorista e estação, etc.
    Componente 3

    Desafio: Acesso inadequado de e para as áreas residenciais e periféricas, agravados por eventos climatéricos imprevistos 


    Solução: Melhorias Abrangentes Para Acesso Seguro a bairros e Integração de Corredores, com a reabilitação de artérias importantes para a mobilidade, nas Cidades de Maputo e Matola


    Estratégias:

    • A reabilitação da Avenida da ONU e as ligações às avenidas Fernão de Magalhães e 25 de Septembro, numa extensão aproximada de 1,7km.
    • Intervenção a efetuar entre os Paços do Concelho na Avenida Samora Machel e a Praça dos Trabalhadores através da Rua Bagamoyo, numa extensão de 1,3 km.
    • A reabilitação da Avenida 24 de julho, entre a Praça 16 de junho e a Avenida da Zâmbia, incluindo a Avenida da Tanzânia, a Praça 21 de outubro e a relocalização da estátua de Eduardo Mondlane, numa extensão aproximada de 3,2 km
    • A construção da estrada Molumbela para Khongolote, com uma extensão de 2,35 km, estabelecendo assim uma ligação com a estrada recentemente pavimentada entre este Bairro e a 1ª rotunda da Estrada Circular.
    • A construção da estrada Circular para Boquisso / Intaka que decorrerá entre a estrada circular (1ª rotunda) e o distrito de Boquisso, com uma extensão de 6,70 km, estabelecendo assim uma ligação com a estrada recentemente pavimentada no distrito de Boquisso (que liga a N1) e a estrada circular.
    • A construção da estrada Matlhemele para Umatibjana que terá lugar entre a estrada circular (3ª rotunda) e o distrito de Umatibjana, com uma extensão de 3,05 km.

    Estradas Alimentadoras

    Para prover vias em condições que sirvam de alimentadores ao sistema de trânsito rápido por autocarros



    BRT

    Solução de transporte de massas, o Bus Rapid Transit (BRT), para passageiros, é a solução mais viável, do ponto de vista técnico e de sustentabilidade financeira para a AMM.


    Bilhetica Eletronica

    O “Famba” é uma inovadora bilheteira eletrônica em Moçambique, criada com o objetivo de tornar o sistema de transporte mais eficiente, acessível e conveniente para os cidadãos e visitantes do país.

    Mobilidade Urbana

    A melhoria da mobilidade urbana desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida dos cidadãos.