Entrada para o Porto da Beira

12.12.2025 13:10:00 - Comentário(s)

BEIRA TERÁ ESTRADA ALTERNATIVA PARA CAMIÕES QUE ENTRAM PARA O PORTO

Foi lançada hoje (12.12.2025), oficialmente, a Primeira Pedra para construção da estrada alternativa de acesso ao Porto da Beira, na província de Sofala. A ideia é que esta via sirva para os camiões que têm congestionado aquela cidade.

Na ocasião, o Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, destacou que o País enfrenta vários desafios neste sector, principalmente no que diz respeito à melhoria das condições de acesso, com destaque para custos elevados no manuseio e transporte de mercadorias; longo tempo de espera e burocracia na tramitação dos serviços; e vulnerabilidade e segurança reduzida para os empresários e os diversos intervenientes da cadeia de valor específicas em corredores logísticos, entre outros.

“O sector dos transportes e logística tem conhecimento dos desafios aqui arrolados. Estamos a trabalhar, de forma incansável, na busca de soluções que tornem os Corredores Logísticos do País mais eficientes”.

Para o caso específico do Porto Beira, considerada uma importante infraestrutura logística com relevância na estratégia de revitalização do papel da Logística na dinamização da economia do nosso País, o sector tem estado a fazer estudos e análises profundos, em coordenação com os diversos parceiros para a sua eficiência.

“O Governo, através do Conselho de Ministros, aprovou a modernização do Porto da Beira por via da construção do Centro de apoio e Facilitação Logística de Dondo, assim como a integração da estrada de acesso ao Porto da Beira, com o objectivo de reforçar a construção, conservação e exploração, sob regime de portagens, de estradas, pontes e infraestruturas associadas”.

Matlombe clarificou ainda que o que o Governo está a fazer com o Terminal Logístico de Dondo e a nova estrada de acesso ao Porto da Beira, tem como objectivo descongestionar a Beira.

“Só para se ter uma ideia, por dia, circulam cerca três mil camiões na Estrada Nacional Número Seis e, destes, mil tem como destino o Porto da Beira. Entretanto, apenas 200 conseguem entrar e os restantes 800 enfrentam dificuldades devido ao acesso do próprio Porto, criando assim, o congestionamento que se vê todos os dias”. 

Por isso, desafiou a Cornelder fazer parte activa desta solução e um actor importante na cidade. “É nossa expectativa, como Governo, que o Terminal Logístico de Dondo e a nova estrada de acesso ao Porto permitam conceber, construir, operar, manter e depois, devolver ao Estado Moçambicano a via de acesso ao Porto, ampliando as alternativas logísticas no corredor da Beira”

Por outro lado, as infraestruturas vão assegurar maior eficiência das operações portuárias, aliviando a pressão de tráfego na Estrada Nacional Número Seis e reforçar a competitividade do Corredor da Beira, tornando o Porto mais atractivo e seguro.

Partilhar -