Embarcação com Mantimentos Parte para Chongoene

26.01.2026 11:00:00 - Comentário(s)

INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL REFORÇA APOIO ÀS VÍTIMAS DAS CHEIAS EM GAZA COM TRANSPORTE MARÍTIMO SOLIDÁRIO

O Governo, através do Ministério dos Transportes e Logística, mobilizou a embarcação Ka Nyaka para o transporte de mantimentos para os afectados pelas cheias na província de Gaza e, no regresso a Maputo, a mesma transportará entre 150 a 200 passageiros que paragão uma tarifa social de 300 meticais.

Durante o dia de hoje, 26 de janeiro, o barco estava a ser carregado e a previsão é que a mesma saia durante o princípio da noite, segundo garantiu o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto de Transportes Marítimos de Moçambique, Unaite Mustafa.

“A ideia é que se faça duas viagens de ida e volta por semana, o que vai ajudar a aliviar a pressão sobre a província de Gaza. A barcaça vai sair de Maputo com 30 toneladas. É a primeira viagem desta embarcação para Chongoene e vão durar até quando for necessário”, disse.

Mustafa referiu ainda que esta é uma forma de aliviar aquela província que, neste momento, está pressionada. “Temos muitas pessoas vindas de todo o país que estão impedidas de continuar a viagem por conta da interrupção da Estrada Nacional Número Um. Por esta razão, “a prioridade vai ser dada a estes passageiros que estão em trânsito, mas que se viram obrigadas a ficar em terra por causa das cheias”.

Na mesma senda, Unaite Mustafa fez saber que no Porto de Maputo está ancorado outro navio com capacidade para carregar cerca de 500 contentores, este também está disponível para transportar mercadoria e carga humanitária a partir da quarta-feira.


Partilhar -